BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O que causa vermes (larvas) no lixo doméstico?

“Gostaria de saber como surgem aquelas larvinhas brancas, fui retirar o lixo, e estava cheio delas, minha vizinha falou que elas “nascem” do arroz estragado, pode ser verdade? Já que eu tinha jogado fora um pouco de arroz estragado mesmo. Como fazer para acabar com elas, já que coloquei de tudo em cima, álcool, desinfetante e nada adiantou.”

Carla da Silva



Essas larvinhas são mesmo nojentas, né Carla? Estas larvas são também chamadas de “bicho do lixo” e esteja certa de uma coisa: elas nunca vão surgir do arroz estragado (ou não) e muito menos de qualquer outra coisa que você jogue no lixo. Aqueles “vermes” brancos são, na maioria das vezes, larvas de moscas.

As moscas domésticas (muscidae), moscas varejeiras (calliphoridae), moscas da carne (Sarcophagidae), mosca da fruta (Tephritidae) e muitas outras, possuem este hábito nojento: elas, geralmente, colocam seus ovos no lixo. Isso porque suas larvas tem o hábito saprófago, elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição – comida estragada, restos de carnes, frutas e legumes podres. Eu sei, é nojento, mas é assim que estes bichos desenvolvem e se tornam adultos.

As larvas assim que eclodem precisam estar em um local com temperatura ideal e comida a vontade. Assim, o nosso lixo doméstico é o melhor lugar para elas ficarem comerem muito e armazenarem muita energia para a metamorfose. Elas “nascem” muito pequenas, mas logo, logo se tornam gordinhas.

A melhor sugestão nestes casos é nunca deixar o lixo aberto. Às vezes não percebemos, mas uma pequena abertura já atrai um mosca fêmea louca pela oportunidade de colocar os ovos no lixo. Ela entra coloca seus ovos e se não conseguir sair, morre ali mesmo. Neste caso, lixo tampado é o único remédio. As moscas tem uma capacidade incrível de serem atraídas pelo cheiro, elas sentem de longe quando colocamos comida estragada no lixo.


Créditos: Diário de Biologia (www.diariodebiologia.com)

0 comentários:

Seguidores