BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Os cangurus

Os cangurus são encontrados somente na Austrália, Nova Guiné e em algumas de suas ilhas perto da praia, como a Tasmânia. São mamíferos que pertencem a família Macropodidae, os animais desta família possuem as pernas traseiras bem mais desenvolvidas do que as pernas dianteiras.

—————————————————————–

Os cangurus são marsupiais, isto é, as fêmeas possuem o marsúpio. Mas o que é isso? Bem, o marsúpio é o nome daquela bolsa externa que as mamães canguru possuem. Ali os filhotes vivem até ficarem grandes e seguros o bastante para explorarem o hábitat. Os gambás também são marsupiais!

—————————————————————–

A imagem mais graciosa do canguru é sem dúvida aquela em que a mãe carrega o filhotinho já crescido na bolsa, não é? Bom, mesmo já estando grandinho e independente, o canguru jovem, chamado de “Joey”, pode permanecer com a mãe, subindo em sua bolsa para se alimentar do leite ou para se proteger do perigo, até que ele tenha mais que um ano de idade.

—————————————————————–

Vocês já viram a figura de um canguru carregando o filhotinho na bolsa (que fofo!)? Pois bem, os marsupiais não possuem uma placenta verdadeira capaz de fornecer nutrientes para os seus filhotes, as gestações duram em torno de quatro semanas e então o filhote emerge de um canal de nascimento e rasteja se agarrando aos pêlos da mãe até chegar a bolsa (o marsúpio). Ele ainda têm uma aparência de embrião, porém possuem as patinhas dianteiras bem desenvolvidas que ajudam neste processo, são muito delicados, pesam às vezes menos que 1 grama. Uma vez dentro da bolsa, ele se prende ao mamilo e fica por ali sugando o leite constantemente. Ele permanecerá por lá durante vários meses até que esteja completamente formado e possa se deslocar sozinho.



—————————————————————–

0 comentários:

Seguidores