BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 26 de junho de 2009

a maravilhosa cidade das formigas

Quando você vê um formigueiro, com aquele buraquinho de entrada e saída tão pequeno, não imagina como pode ser lá embaixo da terra. Mas pesquisadores intrigados com essa dúvida fizeram um belíssimo trabalho de campo. Eles tinham um projeto de entender como era “A Cidade Secreta das Formigas”.



Após localizar um formigueiro ativo em um pasto para gado, o próximo estágio foi derramar uma grande quantidade de cimento para preencher todos os espaços ocupados pelas formigas. Foi consumida uma quantidade extraordinária. Por três dias os pesquisadores mantiveram jorrando até quase 10 toneladas de cimento pelo pequeno buraco do formigueiro.



Aguardaram um mês que o cimento se secasse e tornasse firme para começarem as escavações. Num trabalho que não parecia ter fim, os pesquisadores demoraram semanas para revelar a “megalópole” secreta das formigas, foram precisas grandes escavadeiras mecânicas para remover toneladas de terra.



E finalmente os pesquisadores começaram a ver a estrutura da cidade… É tudo incrível, existem estradas subterrâneas conectando as câmaras principais, além da rota principal, existem vias adjacentes, os caminhos se ramificam e levam a muitos jardins de fungos e poços de entulhos. Os túneis são projetados para garantir uma boa ventilação, e promover rotas de transporte mais curtas. Tudo parece ter sido projetado por um arquiteto. Uma única mente, mas essa cidade colossal e complexa foi criada pela vontade coletiva da colônia de formigas. Um “superorganismo”.







A estrutura completa cobre uma área de 538 metros quadrados, e alcança 8 metros dentro da terra. Em sua construção, a colônia moveu 40 toneladas de solo. Bilhões de cargas de solo foram trazidos para a superfície pelas pequenas formigas trabalhadoras. Cada carga em média pesando cerca de 4 vezes mais que a pequena trabalhadora.



Se fôssemos comparar com os seres humanos, foi carregado por 1 quilômetro até a superfície. É o equivalente a construir a Grande Muralha da China. É verdadeiramente uma maravilha da natureza!

———————————————–

0 comentários:

Seguidores